Pensando em fazer parte de uma sociedade? Veja como isso é possível!

Hoje em dia as empresas estão cada vez mais buscando sócios e parcerias para seguir crescendo e inovando todos os dias. O grande problema, muitas vezes, são as pessoas que estão envolvidas nesse processo. 

 

Não é raro escutarmos histórias sobre empresas que acabaram quebrando por conta de má administração e relacionamento entre os sócios. Os problemas da sociedade são capazes de deixar a organização bastante desorganizada e, consequentemente, levar à falência. 

 

Por isso, neste artigo, queremos deixar claro alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração quando o assunto é a formação da sociedade e quais pontos merecem atenção logo nos primeiros momentos de negociação e formação da sociedade. 

 

Se você deseja conhecer mais sobre a formação de uma sociedade e os riscos que ela oferece, acompanhe esse artigo até o final! 

 

 

Pontos que devem ser levados em consideração

 

Para que a sociedade seja saudável, é necessário que alguns pontos sejam resolvidos logo nos primeiros momentos. 

 

  • Qual o percentual da participação de cada sócio 
  • Função que cada um terá dentro da empresa
  • Como irá funcionar a retirada de capital 
  • Principais estratégias da empresa
  • Funcionamento da empresa
  • Divisão de lucros
  • Divisão de prejuízo 

Esses são alguns dos pontos principais que devem ser resolvidos e colocados em contrato. É importante que todos os envolvidos estejam cientes de todos os tópicos para que, no futuro, não existam problemas. 

 

Defina os objetivos da empresa

 

Esses objetivos são fundamentais para “dar um norte” para todos os sócios. Com os objetivos definidos, será mais fácil encontrar denominadores comuns para todos. 

 

A ideia é que todos trabalhem em conjunto, colocando a empresa em primeiro lugar. Por isso é de extrema importância que os objetivos sejam claros para todos. 

 

Mantenha a empresa sempre transparente

 

Em qualquer esfera da vida, a transparência ajuda bastante no entendimento e confiança naquilo que está acontecendo, isso vale também para empresas. Não podem existir muitos segredos entre os sócios. 

 

Os processos devem ser sempre claros para todos, isso faz com que todos que estão envolvidos no processo se sintam seguros. 

 

Aproveite o conhecimento de cada um 

 

Dentro de uma sociedade existem diversas personalidades e, principalmente, conhecimentos que se diferem uns dos outros. Por isso, deixar que os sócios coloquem em prática seus conhecimentos ajuda bastante a empresa a alcançar níveis de excelência cada vez mais altos. 

 

Algumas estratégias podem ser beneficiadas desse conhecimento distinto de cada um! 

 

Acredite no poder dos feedbacks

 

Sempre que um projeto for concluído (ou mesmo que ele esteja em andamento) os feedbacks dos outros sócios são positivos. Dessa forma, uma discussão saudável pode surgir e facilitar as decisões que devem ser tomadas.

 

Mas, é necessário que todos estejam prontos para receber feedbacks negativos. Muitas vezes pensamos que as pessoas querem apenas criticar o trabalho que foi feito, por isso, é necessário conhecimento e soft-skills para que a mensagem seja recebida (e também transmitida) da melhor maneira possível. 

 

 

Vale a pena ter um sócio? 

A resposta para essa pergunta é complexa, mas, no geral, sim. Mas cabe a você escolher aquelas pessoas que você sabe que possuem conhecimento sobre o negócio que estão querendo abrir e, principalmente, que você confie. 

 

A Achei um Sócio pode ser a saída perfeita para você que deseja contar com pessoas que possuem essas características. Se você está começando um negócio do zero, é necessário contar com um conselho profissional para fazer com que o negócio decole. 

 

Entre em contato com a gente, queremos conhecer melhor o seu negócio e também saber mais sobre você!